A resenha dessa semana traz um livro que deve não apenas ser lido, mas consultado e reconsultado diversas vezes, pois é um grande auxílio para as pessoas que querem tirar maior proveito das leituras que fazem. Como ler livros, de Mortimer J. Adler e Charles Van Doren é um guia prático que ensina o leitor a captar a verdadeira essência dos livros, bem como aumenta a compreensão dos mais variados tipos de literatura.

   Surgiu da necessidade que os autores viram em auxiliar estudantes a compreenderem melhor os ensinamentos contidos nas obras literárias. Ao perceberem que os estudantes não sabiam como aproveitar suas leituras de uma forma efetiva e também a carência que os estudantes sofriam por não terem acesso a materiais que mostrassem os diferentes tipos de leitura para os diferentes tipos de literatura, os escritores decidiram escrever um livro que ensinasse a arte da leitura de forma sistematizada.

Ler1

     Na primeira parte vemos as dimensões da leitura, aqui aprendemos os diferentes processos de aprendizagem e os níveis de leitura. Através das análises feitas pelos autores conseguimos entender que há diferentes velocidades de leitura e que para cada tipo de livro há uma velocidade adequada, ou seja, há livros que merecem uma leitura rápida, já outros merecem uma leitura mais demorada e metódica.

Ler2

     Os quatro níveis de leitura apresentados pelo autor são: leitura elementar, leitura inspecional, leitura analítica e leitura sintópica. A classificação em níveis no lugar de tipos se deve ao fato de que cada nível superior engloba o(s) inferior(es), desta forma temos uma classificação progressiva em que o leitor apenas consegue alcançar o próximo nível uma vez que já tenha dominado o nível anterior.

     Basicamente a leitura elementar é aquela que aprendemos nos anos iniciais da escola, onde o aluno consegue decodificar as palavras impressas no papel, mas ainda não tem habilidade suficiente para fazer análises mais elaboradas. A leitura inspecional é aquela que fazemos quando estamos na livraria escolhendo quais títulos iremos adquirir ou não, neste nível os autores nos trazem dicas valiosíssimas para avaliar se um livro irá atender nossas expectativas.

     O terceiro nível, a leitura analítica, é a que toma a maior parte da obra. Aqui aprendemos como podemos extrair o máximo das lições que o livro se propôs a passar. É neste nível de leitura que conseguimos classificar, radiografar, criticar, concordar ou discordar do autor que estamos lendo de uma maneira mais embasada. Também é nesta parte que aprendemos como ler livros dos mais diversos assuntos de maneira mais apropriada.

    O quarto e último nível, a leitura sintópica, é obviamente o nível mais complexo pois quando o leitor chega a este patamar consegue analisar diversas obras e apontar pontos em comum ou discordâncias entre diversos autores que abordam o mesmo assunto. Este tipo de leitura é essencial às pessoas que se dedicam a pesquisa científica, e com esta obra conseguimos ter acesso a conhecimentos que infelizmente não são passados nas universidades.

     Esta obra é fundamental para as pessoas que se preocupam em produzir conteúdo relevante e também para aqueles que desejam suprir as carência deixadas pela péssima educação que temos hoje em dia. Certamente os leitores que adquirem Como ler livros não irão se arrepender do investimento feito.

Para comprar o livro acesse

<https://www.amazon.com.br/gp/product/8588062895/ref=as_li_tl?ie=UTF8&camp=1789&creative=9325&creativeASIN=8588062895&linkCode=as2&tag=paulmari-20&linkId=bf3fd08d32339430fbd3133d365dd125