Este é um ótimo livro para aquelas pessoas que gostam de saber o que aconteceu por trás das cortinas durante a segunda guerra mundial. Vemos muitos livros que falam sobre as estratégias e batalhas, porém são poucos os que mostram o que acontecia na vida pessoal dos envolvidos. Durante esta leitura somos transportados para dentro do bunker do Churchill e podemos ver como as pessoas se adaptavam a vida no subsolo da Inglaterra em meio aos bombardeios.

churchill1

 

     Ainda durante a primeira guerra mundial, a Inglaterra, sofreu ataques aéreos que deixaram um grande estrago tanto no campo material quanto no psicológico. Após seu término seguiu um período de dez anos de paz em que muitas pessoas não queriam mais falar sobre o assunto da necessidade de um rearmamento do país.

churchill2

 

     A resistência ao assunto foi sendo vencida conforme o desgaste no cenário europeu aumentava. É aí que surge o Centro de Operações (CWR), de onde as tropas inglesas eram comandadas. O bunker servia não só como escritório de guerra, mas também como residência de muitas das pessoas que ali trabalhavam.

     Churchill foi um homem com grande conhecimento em assuntos bélicos, porém seu temperamento muitas vezes deixou um clima de ressentimento.

churchill3

     Por outro lado, ele era um líder extremamente carismático que inspirava muitas pessoas, devolvendo a confiança que andava em baixa nas terras britânicas devido as condições desfavoráveis em que se encontrava o país.

churchill4

     Ao longo do livro somos apresentados ao cotidiano da vida no bunker, seus altos e baixos, as amizades e inimizades que se formavam ali. Também vemos por um outro prisma as alianças feitas pela Inglaterra com os Estados Unidos e com a URSS. Uma leitura muito agradável e curiosa que nos revela detalhes muito peculiares sobre os acontecimentos da segunda guerra mundial.