O título do livro já nos mostra a que veio, escancarar a realidade de que vivemos em um hospício a céu aberto embora muitas pessoas, por incrível que pareça ainda não tenham se dado conta disso. Neste livro  Alexandre Costa, o autor, faz um passeio pelas mais diversas formas de idiotização presentes em nosso cotidiano de uma forma muito clara e divertida.

      Acredito que a maioria dos meus seguidores já tenha notado que há algo de muito errado na nossa sociedade, a cada dia que passa surgem novas teorias absurdas que inacreditavelmente são aceitas pela maioria das pessoas e passam a ser reproduzidas de forma avassaladora.

hosp2

     Uma das formas mais eficientes para induzir as pessoas ao erro é distorcer o passado para que ele caiba dentro da ideologia que se deseja propagar e é exatamente por isso que um dos maiores redutos de doutrinação e deturpação da realidade está presente nas faculdades de licenciatura, especialmente nos cursos de humanas.

hosp3

     Embora eu não concorde com alguns pontos que o autor aborda quando fala sobre a Inquisição e as cruzadas, preciso concordar que as faculdades fazem um contorcionismo histórico em suas disciplinas afim de induzir a opinião pública em alguns aspectos.

     De uma forma muito inteligente o autor vai passeando pelas mais diversas psicoses políticas que encontramos hoje em dia, elucidando assim alguns pontos que hoje as pessoas aceitam como verdades, mas que não passam de histeria coletiva. Um bom exemplo disso é o conceito que hoje muitas pessoas têm acerca de capitalismo e socialismo.

hosp4

hosp5

     Outra parte do livro que também me chamou muito a atenção é quando o autor fala sobre o fato de a estupidez ser ambidestra, ou seja, temos pessoas alienadas tanto na esquerda quanto na direita. É claro que na esquerda encontramos espécimes totalmente fora da casinha, vamos dizer assim, mas o fato de uma pessoas se dizer “de direita” não quer dizer absolutamente que ela se encontra em perfeito juízo e tem propriedade naquilo que está propagando.

hosp6

     Como vocês puderam ver o livro é realmente muito oportuno para os dias de hoje  em que vivemos numa sociedade que apresenta um quadro gravíssimo de histeria coletiva. Recomendo fortemente a leitura deste verdadeiro manual de sanidade mental a todas as pessoas que se interessam em desvendar os bastidores do hospício em que vivemos.